Você não precisa dar conta de tudo: confira dicas para lidar com a culpa e a auto cobrança no dia a dia!

Você é daquelas mulheres que se culpa por não conseguir ir à academia, por não vestir uma calça número 38, por ter se esquecido de comprar o suco de laranja do filho, por não fazer hora extra no trabalho porque precisa buscar a filha na natação, por não conseguir ter o corpo que tinha antes da gravidez e por aí vai? Então, corra para ler as dicas abaixo. É possível tornar o dia a dia mais leve e até crescer com as próprias falhas sem se sentir uma mulher incompleta. Saiba por onde começar:

Percepção fiel sobre si

O caminho para aprender a lidar com a imperfeição sem culpa é feito de recomeços, e a largada se dá com uma percepção fiel sobre si. O primeiro passo é reconhecer o seu valor, sou merecedora e capaz. Também sou uma pessoa que falha. Afirmar isso para si mesma e se reconhecer assim todos os dias é necessário – avalia Elaine Di Sarno.

 

Seja prioridade

Tenha um momento diário de conexão consigo mesma – e marque na agenda como prioridade. Não há regra: pode ser uma hora de exercício, uma volta no shopping, terapia, meditação, análise. O importante é um tempo para olhar para si com carinho, indica Lígia Baruch:

  • É reservar um espaço para si, onde não é a esposa, a mãe, a filha. Que ninguém venha perguntar onde está o açúcar ou o sapato. Precisa ter o seu lugar, criar essa rotina. Vai caminhar pela rua meia hora para refletir, respirar, entender seu espaço. É o momento de silenciar as cobranças, inclusive as internas.

 

Diga “não”

Aprenda a impor limites. Dizer não aos outros e até para si é uma forma de evitar desgastes e exercitar a escolha de prioridades. Não deu tempo de ir ao supermercado? Tudo bem, dá para pedir comida pela telentrega. Não conseguiu ir à academia três vezes por semana? Sem problemas, talvez seja necessário rever a frequência de exercício para encaixar na rotina.

 

Xô, comparação!

Risque a palavra “comparação” do seu vocabulário. Dá para acompanhar a vida daquela influenciadora pelo Instagram sem comparar? É difícil, mas possível, explica Lígia:  “Quando estiver olhando perfis nas redes sociais, sempre se policie como se estivesse vendo uma fotografia que teve uma maquiagem e que foi produzida para ser ideal mesmo quando parece que não. É só a máscara. Precisa exercitar isso, senão, pode entrar em uma espiral de autoacusação.”

 

Fonte: Revista Donna

Sem Respostas para "Você não precisa dar conta de tudo: confira dicas para lidar com a culpa e a auto cobrança no dia a dia!"


    Tem algo a dizer?

    Algum html é OK