Salto alto e saúde: fique na moda sem prejudicar seu corpo

Se tem um acessório que deixa qualquer mulher mais feminina e elegante, são os sapatos de salto alto. Não há dúvidas que usando um salto as mulheres conseguem dar um up na produção, ficando até mais confiantes. Mas que atire a primeira pedra aquela que nunca sofreu com dores nos pés, nas pernas até mesmo nas costas após passar um dia todo em cima do salto, ou desejou ter trazido uma sapatilha quando quase caiu em uma calçada com buracos.

Além de dores, inchaços e calos, o uso constante do sapato pode causar muitos danos à saúde, desde o encurtamento dos tendões e músculos da panturrilha até a alteração das curvas da coluna vertebral. Em alguns casos, mesmo após anos de uso, os até mesmo calçados baixos podem provocar causar dores por causa do encurtamento muscular. Isso acontece pela falta de apoio e estabilidade causada pelo sapato alto.

Por conta disso, os saltos plataforma e quadrados são os menos prejudiciais e, consequentemente, mais confortáveis, já que permitem a distribuição de peso mais uniforme, bem como maior sensação de firmeza.

O mesmo vale para os modelos peep toe, que oferecem salto também na parte da frente, aliviando a carga dos tornozelos. Por outro lado, quanto mais fino e alto for o salto, mais desequilíbrio você terá ao andar.

Confira abaixo 8 dicas para fazer antes, durante e depois do uso do salto para minimizar as dores e problemas:
  1. Antes de sair e depois de chegar, faça exercícios e alongamentos. Sentada e com uma das pernas esticadas, alongue o pé, empurrando a ponta para baixo. Despois, flexione-o, empurrando o calcanhar para fora e a ponta para cima. Em seguida, rotacione o pé no sentido horário e anti-horário. Por fim, apoie a perna sobre a outra e, com as mãos, dobre e estique as pontas do pé.
  2. Quando a dor estiver muito aguda durante o uso, procure jogar um pouco de água gelada para aliviar a dor e o inchaço. Se for possível, mantenha as pernas elevadas por alguns minutos.
  3. Adesivos de silicone também ajudam a reduzir a dor, pois absorvem o impacto do peso na planta do pé.
  4. No dia seguinte de uma noitada, faça uma compressa com gelo ou escalda pés para desinchar os pés.
  5. Ao experimentar um novo calçado, observe a pisada. Se o sapato não se adequar perfeitamente ao seu pé e você sentir que está pisando mais com a parte de dentro ou de fora, use palmilhas e adaptadores para ajustá-lo.
  6. Como nossos pés tendem a inchar durante o dia, o ideal é experimentar e comprar sapatos no final da tarde, para garantir que eles ficarão confortáveis em qualquer momento.
  7. Procure revezar seus sapatos durante a semana, alternando entre os saltos mais altos, mais baixos e os modelos sem salto.
  8. Se a dor e o formigamento persistirem, é indicado procurar um médico.

 

 

 

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