OUTUBRO ROSA: Atividades físicas moderadas ajudam a prevenir o câncer de mama

Causa do desenvolvimento da doença pode estar associado ao excesso de gordura, segundo pesquisa

A organização britânica Cancer Research UK, revelou uma pesquisa em que os resultados obtidos comprovaram que mulheres obesas estão propensas a desenvolverem sete tipos de cânceres. Essa probabilidade pode estar relacionada à produção de hormônios em células gordurosas. Entre eles, o câncer de mama torna-se 40% mais recorrente em mulheres com excesso de gordura já em período de menopausa.

Para a personal trainer Camila Dias, graduada em educação física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e coach Mahamudra, os cuidados com a saúde da mulher devem começar o quanto antes, principalmente quando se relaciona ao excesso de gordura. “A mulher tem maior propensão em acumular gordura, principalmente quando relacionado a problemas hormonais. Isso pode aumentar com a aproximação do período da menopausa”, comenta. “Portanto, é preciso se cuidar desde já! Adquirir o hábito de praticar atividades físicas desde cedo pode diminuir as chances de obesidade no período adulto e na velhice”, ressalta.

De acordo com a personal, as mudanças de uma vida sedentária para uma vida mais ativa podem acontece gradualmente. “A primeira dica é começar devagar, respeitando os limites do seu organismo. Não se preocupe com a perda de peso em si. Isso pode frustar sua iniciativa e você desistir no primeiro impacto negativo com a balança”, explica. Dentre atividades leves que podem ajudar as mulheres mais sedentárias, Camila destaca a yoga, pilates e dança de salão. “O importante é mexer o corpo”, garante.

“Adquirindo prazer pelas atividades físicas, é comum que a mulher se torne mais motivada, pois vai colher frutos na vida pessoal e profissional. A perda de peso será consequência e com o passar do tempo, hábitos alimentares mais saudáveis também farão parte do dia-a-dia. A perda do peso será consequência e você não vai desistir”, explica Camila.

Personal trainer Camila Dias

Personal trainer Camila Dias

A personal trainer ainda aconselha as mulheres que estão passando pela menopausa e precisam evitar o excesso de gordura: “Comece conciliando suas atividades cotidianas com atividades físicas leves, como caminhar até lugares próximos a sua casa, estacionar o carro o mais afastado possível do seu destino, usar as escadas ao invés do elevador, entre outras atitudes que te façam sair da zona de conforto”, orienta ela. “Depois, experimente uma caminhada leve e vá evoluindo para exercícios de maior intensidade aeróbica. Lembre-se que nunca é tarde demais para começar a ter uma vida mais saudável e que diminua o risco de complicações futuras”, conclui Camila.

HISTÓRIA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades do mundo inteiro no mês de outubro às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

CuritibaBotanicoOutubroRosa        foto_Paulo_Pinto_Secom (2)
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.

Sem Respostas para "OUTUBRO ROSA: Atividades físicas moderadas ajudam a prevenir o câncer de mama"


    Tem algo a dizer?

    Algum html é OK