O Que É Transtorno da Ansiedade Social? 

Inventar desculpas de última hora ou simplesmente “dar o cano” em algum compromisso pode ser muito mais do que falta de vontade ou preguiça de sair. Quando muito recorrente, este comportamento pode ser indicativo de um transtorno cada vez mais comum, porém nem sempre diagnosticado: ansiedade social.

 

Transtorno de ansiedade social

A pessoa que sofre deste quadro tem a sensação de que vai dar vexame, que as pessoas vão achá-la boba e, por isso, acaba se isolando. Em um primeiro momento, o indivíduo ganha coragem, fala que vai, mas, quando chega na hora, não consegue ir. É uma tentativa de fugir das sensações ruins que são involuntárias, não é algo racional. Algumas pessoas, na tentativa de tomar coragem, passam a tomar bebidas alcoólicas nestas ocasiões e acabam até desenvolvendo alcoolismo.

 

Os principais sintomas

Para quem sofre de transtorno de ansiedade social sente desconforto, nervosismo e fica retraído quando precisa conversar com pessoas ou é exposto a situações sociais em geral.

Além da angústia provocada por sensações ruins, quem sofre de transtorno de ansiedade social se sente nervoso quando está próximo de muita gente, fica ofegante, com os batimentos cardíacos acelerados e, por isso, estas pessoas se retraem, ficando introspectivas e cada vez mais se fechando nelas mesmas.

 

Fobia social

Quando não tratada, a ansiedade social pode provocar uma fobia social, que tem como característica os mesmos sintomas, só que em uma intensidade muito maior. A pessoa quem tem fobia social passa a ver tudo com tensão, toda decisão passa a ser um dilema e isso pode provocar até sintomas mais intensos, como falta de ar, tontura, sensação de desmaio e perda de referência espacial.

 

Causas

A fobia social é fruto da nossa imaginação e está diretamente relacionada ao nosso emocional. Portanto, não existe uma lógica. Como o nosso cérebro aprende e tem respostas rápidas às situações às quais somos expostos, muitas coisas são capazes de disparar uma fobia.

 

Tratamento

O indicado é que a pessoa procure um especialista assim que perceber que as suas reações não estão normais para entender o que está acontecendo e como o problema deve ser tratado. Em alguns casos, é necessária a prescrição de ansiolíticos e de sessões de terapia.

Além disso, técnicas de meditação e respiração, como yoga, ajudam muito no autoconhecimento. Alguns psiquiatras optam pelo que chamam de tratamento de exposição. Nele, o médico estabelece tarefas, pede para que os pacientes as coloque em prática ao longo da semana e anotem se conseguiram ou não e como foi a experiência.

 

Fonte: Bolsa de Mulher

Sem Respostas para "O Que É Transtorno da Ansiedade Social? "


    Tem algo a dizer?

    Algum html é OK