Na praia ou na cidade: dicas para cuidar melhor da sua pele no verão

Se você já se preocupa com a sua pele, principalmente a do rosto, sabe que os cuidados devem ser intensificados no verão. A maior exposição ao sol é apenas um dos motivos. Seja na praia ou na cidade, o skin care é fundamental para prevenir doenças e o envelhecimento precoce.

Prefira produtos com texturas leves

A limpeza diária é essencial para reduzir a oleosidade quese torna mais frequente no verão e pode estimular o surgimento de acne. O ideal é usar produtos suaves que removam impurezas e resíduos, mas sem causar aquela sensação de “repuxamento”.

“O ideal é usar produtos de textura mais leve, como sérun sou loções. Nas peles com tendência a oleosidade, deve-se dar preferência aos produtos livres de óleo” sugere a médica dermatologista Ana Paula Dornelles Manzoni. Essa dica também vale para o corpo, que pode ficar mais ressecado neste período de praia, piscina e sol.

Aplique protetor 3x ao dia

Não basta usar filtro solar diário com FPS maior ou igual a30 antes de sair de casa. É preciso aplicá-lo menos três vezes ao dia: início da manhã, em torno do meio-dia e meio da tarde.

“Para quem já tem manchas na pele, o ideal é uso de FPS 50 ou maior e, se possível que tenha pigmento cor de base, pois a cor protege da luz visível, aquela presente nas lâmpadas, computadores, celulares” indica a médica dermatologista Ana Eliza Bomfim. Na praia, o filtro solar deve ser aplicado de duas em duas horas e sempre que houver suor excessivo ou mergulho.Também é indicado evitar exposição solar no período entre 10h e 16h. “É quando ocorre maior incidência de raios UVB, que são osprincipais causadores de câncer” destaca a dermatologista.

Evite se expor ao sol após a depilação

Após fazer depilação com cera ou lâmina, a exposição ao sol pode provocar manchas na pele. “O processo de depilação causa um certo grau de dano mecânico na pele que, se exposto ao sol, pode exacerbar ou causar inflamações, alergias e manchas” explica Ana Paula.

Cuide da alimentação

O corpo necessita de hidratação, especialmente a pele, quetem uma barreira protetora, formada por água e ácidos graxos, que funciona como um hidratante natural. A água ajuda também a eliminar as toxinas de todo oorganismo, sendo essencial para a manutenção de uma pele bonita e saudável.

“Além da água, abuse de alimentos ricos em betacarotenos, como cenoura, mamão, beterraba e tomate, que estimulam a produção da proteção natural da pele à queimaduras solares” indica Ana Paula.

Escolha roupas mais leves e largas

As brotoejas são pequenas bolinhas que surgem no calor, especialmente em bebês – mas também podem acometer adultos. Para evitá-las, o ideal é optar por roupas leves e soltas, para que não haja retenção de suor principalmente nas áreas como pescoço, axilas e virilhas.

Sem Respostas para "Na praia ou na cidade: dicas para cuidar melhor da sua pele no verão"


    Tem algo a dizer?

    Algum html é OK