Diga não para o seu chefe, sem dizer não

Por mais que pareça difícil de acreditar, saber falar não pode ajudar e muito na sua trajetória profissional  Afinal um bom gestor precisa ser desafiado também. Mas se sempre todos dizem sim a ele, como ele poderá ser um gestor criativo e inovador?  Mas então, como dizer NÃO para seu chefe?

Lógico que é um processo difícil. Se fosse fácil provavelmente ninguém estaria aqui lendo essas dicas, inclusive você. Usar a assertividade e a boa educação serão fundamentais para que você consiga dizer não sem ficar em má situação, seja com o seu gestor, clientes e/ou colegas de trabalho.

Quando se deparar com pedidos extras não previstos em contrato, diga não mostrando os riscos envolvidos ao desrespeitar o documento. Isso porque pedidos pequenos e que perecem simples de serem tratados podem demandar muito mais tempo do que o inicialmente previsto, ocasionando um atraso de cronograma. O foco sempre deve se concentrar no que é importante para a entrega do escopo, no prazo e com a qualidade acordados.  Se o cliente exigir, então registre a mudança de escopo e requeira a assinatura dos envolvidos.

Assumir um contrato ou cargo que não te interessa pode trazer prejuízos se você o fizer apenas para não ficar chato com seu superior.  Se não faz parte do seu perfil e não está alinhado ao seu plano de carreira, então, diga não, agradeça a oportunidade, mas siga seu plano de desenvolvimento.  Numa empresa, muitas vezes, um caminho que parece natural para o gestor pode não ser o que o funcionário deseja.

Quando for convocado para um reunião no mesmo horário de um compromisso já agendado, pense ao dizer se pode ir.  Muitos casos exigem remanejamento de agenda, mas, em outros casos, avalie antes de tudo a pauta da reunião. Se a sua presença não for importante para a tomada de decisão, então negocie sua presença. Em muitos casos você pode pedir a um colega que o represente sem causar qualquer prejuízo.

Sobreposição de atividades também é algo ruim. Se você já tem uma programação agendada e seu gestor continua te alocando tarefas, antes de mais nada, leve a ele todas as suas delegações e peça que te ajude a priorizar. Isso é muito útil com clientes também! Em gestão de serviços, muitas vezes, o cliente demanda tantas tarefas e quando se demonstra a viabilidade e os prazos de execução as coisas mudam de prioridade.

Alocação em tarefas para a qual não se sente apto requer uma avaliação racional e sincera.  Em muitas situações o profissional fica com medo de dizer não, assume a tarefa, mas não se sente apto a desempenha-la. Falar das suas limitações em atender a demanda, pode ser melhor do que entregar algo aquém do esperado pelo gestor.

Questões que envolvam a ética também precisam ficar claras. Em algumas situações, fazemos por obediência, mas não concordamos.  Mas quando a situação vai contra os seus princípios e valores,  digo não. Por isso é muito importante para um gestor conhecer seu liderado para entender o que pedir.

Devolvendo um trabalho mal feito, nesse caso seja como gestor ou para quem o fez, devolva com suas observações e sugestões de melhoria.  Mas evite a todo o custo fazer o trabalho de alguém.  Além de ficar sobrecarregado, você não estará desenvolvendo as pessoas envolvidas. Coloque-se na posição de suporte aos envolvidos.

Fonte: Superela

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