CUIDE-SE NO OUTUBRO ROSA E EM TODOS OS OUTROS MESES

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Muitas entidades e empresas estão fazendo campanhas e ações especiais este mês. Quer saber mais? O Site M de Mulher separou várias informações legais sobre o assunto. Vale a pena conferir.

Eu, particularmente, amei a campanha da marca de lenços e echarpes Scarf Me, em parceria com a LOLLA Boutique de São Carlos, muito sensível e que aborda algo que nem sempre é mencionado quando o assunto é câncer. A vaidade destas mulheres guerreiras. A campanha  ‪#‎cabelonaoedocumento da @scarfme esta aí para lembrar as mulheres que passam pela quimioterapia, que é possível ficar linda e feminina sem cabelo sim!

12027080_10153088661000969_7083514812453952653_o12141671_10208124332489471_4768259810299562472_n

Convido vocês a compartilharem a sua amarração sem cabelo e apoiarem a causa. Vamos ajudar? Vocês não precisam de nada além de um lenço. O importante é não deixar os cabelos aparecerem. A Scarf Me vai doar seu estoque de lenços para o Hospital do Câncer no final do mês. E vai aceitar a doação de lenços de qualquer outra marca que quiser participar!

 

HISTÓRIA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades do mundo inteiro no mês de outubro às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

CuritibaBotanicoOutubroRosa        foto_Paulo_Pinto_Secom (2)
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.

 

CURIOSIDADE:

Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 Mmdc , o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Fonte: www.outubrorosa.com.br

Fotos dos lenços: Lolla Boutique

Sem Respostas para "CUIDE-SE NO OUTUBRO ROSA E EM TODOS OS OUTROS MESES"


    Tem algo a dizer?

    Algum html é OK