Amigo-secreto, compras de Natal, festa de Ano-Novo: veja dicas para não surtar na reta final de 2018

Você tem a sensação de que seus dias precisariam ter horas extras para dar conta de tantos compromissos neste final de 2018? O encerramento do ano letivo dos filhos, as compras de Natal e Ano-Novo, a festa da firma, os amigos-secretos, os reencontros com colegas próximos e distantes. A lista de tarefas parece não ter fim, mas a sua paz, sim.

“É bem comum entrar em parafuso, pois a demanda aumenta muito.A impressão que se tem é que as pessoas querem colocar os compromissos de umano inteiro em um mês” – atesta  Taty Nascimento, especialista em Liderança Humanizante e Inteligência Emocional ecocriadora do canal de YouTube Vida com Método.

Tamanha correria impacta diretamente na sua saúde. Estácomprovado que o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% em dezembro, segundo uma pesquisa da Isma-BR (International Stress Management Association – Brasil).

Atitudes práticas tanto de organização pessoal quanto de reduzir cobranças e expectativas podem tornar mais tranquilos os dias que antecedem a passagem para 2019. Antes de perder a cabeça, veja seis passos que podem ajudar você a manter a paz e chegar a janeiro sem estresse.

Tenha prioridades

Dica de ouro para não pirar: selecione quais eventos você realmente precisa e quer participar de maneira racional. Para isso, Ana Maria sugere que você responda sinceramente a essas três perguntas: o que é realmente importante para mim nesse momento? Que tradições quero manter? Com quem eu quero compartilhar esse momento?

“Cá para nós, é libertadora a sensação de entender que tudobem não participar de todos os eventos, principalmente aqueles que você iráapenas para marcar presença e não vai trazer nenhuma felicidade”, acrescenta Taty.

Respeite seus limites. Aprenda a dizer não. Isso já vai poupar você de um grande desgaste emocional.

Faça compras no mesmo dia

O ideal é fazer as compras com antecedência, para evitar as lojas lotadas. Se você ainda não encarou a maratona, uma dica para facilitar sua vida é se organizar para esgotar a lista de Natal em um mesmo dia e nomesmo local, assim você economiza tempo e energia. Liste quem você vai presentear e organize seu itinerário de compras. O mesmo vale para a ceia: vá com a lista na mão e se certifique de que não esqueceu nada para não precisar voltar ao supermercado lotado depois.

Seja consciente sobre seus gastos

Os compromissos de final de ano geram custos, por menores que sejam.

“São despesas adicionais em uma época em que muitas pessoasjá estão sem dinheiro e algumas sem receber salário, inclusive”,  lembra Ana Maria. Por isso, seja consciente com as finanças.

Aprenda a respirar

Exercícios de respiração ajudam você a se acalmar nos momentos de maior tensão. Uma simples respiração profunda e lenta, enchendo os pulmões e soltando o ar pela boca, já ajuda a controlar a ansiedade.

Mexa-se!

Outra dica de Ana Maria é se movimentar. Reserve alguns minutos para gastar energia.

“Pratique uma atividade física. Uma caminhada na quadra outrocar o elevador pela escada já ajuda. É uma forma de canalizar sentimentoscomo ansiedade, frustração e até raiva”, explica Ana Maria. De brinde, você ainda ganha uma boa noite de sono.

Fonte: Revista Donna

Sem Respostas para "Amigo-secreto, compras de Natal, festa de Ano-Novo: veja dicas para não surtar na reta final de 2018"


    Tem algo a dizer?

    Algum html é OK