7 dicas para você parar de procrastinar agora

Sabe quando você precisa finalizar um relatório, mas antes resolve responder e-mails, dar uma boa olhada no Facebook, buscar mais um café e fazer alguma outra tarefa que não é tão urgente assim? Isso se chama procrastinação.

Conforme definem os dicionários, procrastinar consiste em ficar adiando ou prolongando alguma situação que precisa ser resolvida. É aquela velha mania de deixar para amanhã (ou depois de amanhã) as coisas que podem e devem ser feitas já!

A procrastinação pode trazer uma série de coisas ruins para o seu dia a dia, como sensações de culpa, estresse e ansiedade. E é claro que não é disso que você está precisando, certo? Confira essa lista com 7 maneiras poderosas de dar um chega pra lá no hábito de procrastinar e que ajudarão você a chegar no final do dia com a lista de tarefas completinha.

Estabeleça as suas prioridades

Embora você tenha várias coisas para fazer ao longo de um dia, certamente algumas contam com mais urgência quer outras. Defina quais são as tarefas mais importantes do dia, aquelas que devem ser finalizadas o quanto antes. São essas que devem ganhar a sua atenção inicialmente. Finalizar as tarefas mais fáceis em primeiro lugar pode até parecer melhor, mas não se deixe enganar.

Divida suas tarefas em tarefas menores

Se até o final do dia você precisa entregar um artigo da pós-graduação, separe esse trabalho em partes menores. Primeiro você define quais assuntos pretende abordar em cada parágrafo, depois vai finalizando um de cada vez, conectando as ideias. Quando perceber, já terá terminado o que precisava!

Comece de onde você está!

Às vezes o passo mais complicado é simplesmente começar alguma coisa. Como você já dividiu a sua tarefa em passos simples, simplesmente comece a trabalhar nisso. Não espere pelas condições perfeitas, apenas dê o primeiro passo!

Crie recompensas para você mesma

Sim, você pode ter o seu próprio sistema de recompensas: um bombom depois de mandar um relatório para o chefe, uma espiada no Instagram depois de limpar a caixa de e-mails, um vídeo no Youtube depois de secar toda a louça. Mas tome cuidado para essas pausas não roubarem mais do que 15 minutos, ok?

Lembre-se que feito é melhor do que perfeito

Muitas vezes não damos início a alguma tarefa porque, no fundo, sentimos medo de não conseguir cumpri-la. Mande esse pensamento para longe. Tenha uma atitude positiva e saiba que é mais importante fazer alguma coisa da maneira que você conseguir do que nem sequer tentar.

Livre-se das distrações!

Se você tem alguma tarefa mais complicada para resolver, é importante que consiga se concentrar nela. Portanto, desligue a televisão ou o rádio, coloque um fone de ouvido para bloquear sons de conversas, faça o que for preciso para manter sua mente clara e focada.

Tenha o hábito de anotar as suas tarefas

Existem diferentes métodos que podem ajudar você nessa organização. Há que use aplicativos específicos e outras pessoas quem não abrem mão da boa e velha agenda de papel. Escolha qual maneira funciona melhor para você e comece a anotar tudo! Dessa forma você nunca mais vai deixar uma demanda para a última hora por puro esquecimento.

 

Fonte: Dicas de mulher

 

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