5 dicas essenciais para cuidar dos cabelos no verão

Excesso de calor leva ao comprometimento da estrutura da fibra capilar

Não é só a pele que sofre com as altas temperaturas do verão, os cabelos também são bastante danificados nessa época de calor, devido a fatores como a água do mar e da piscina, o sol e até mesmo lugares abafados. Para te ajudar a evitar os danos sentidos pelos cabelos durante o verão, você precisa tomar alguns cuidados. Confira:

Evite prender demais os cabelos

Apesar de ser uma ótima maneira de diminuir o calor, principalmente para quem tem muito cabelo, prender os fios em excesso é prejudicial. Isso por que, a curto prazo, isso pode causar a quebra dos fios e enfraquecê-los.

Já a longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Mas se o calor for muito, uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plástico para segurar as madeixas.

Cuidado com a exposição excessiva ao sol

Segundo a médica, além de prejudicar a pele, o sol também danifica os cabelos, pois, ao ficar muito tempo em exposição, os fios passam por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV.

 A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar o comprometimento da queratina e a oxidação da melanina através de radicais livres, causando desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho.

Além disso, o sol pode causar queimaduras no couro cabeludo, principalmente em quem tem os cabelos muito finos. Para proteger os fios, use óleos, como o óleo de argan, de maracujá, de cupuaçu, de endiroba e de damasco. São produtos eficientes, pois formam um filme de emoliência e de resistência, protegendo como se fosse uma capa de lipídeos.

O uso de boné ou chapéu também é indicado, devendo ter abas largas e FPS presente no próprio material de confecção.

Lave os cabelos na frequência certa

No verão é comum lavarmos os cabelos todos os dias – e até mais de uma vez ao dia – para aliviar o calor. Ao contrário do que muitos pensam, isso não é errado, pois não existe um número correto de vezes para se lavar o cabelo. Tudo vai depender da necessidade de cada pessoa.

Cabelos secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto cabelos oleosos precisam ser limpos mais frequentemente para retirar o excesso de lipídios e impurezas. Pessoas que praticam esportes e atividades ao ar livre ou que vivem em regiões praianas também devem lavar seus cabelos mais frequentemente para retirar e o excesso de oleosidade e impurezas que podem ficar acumuladas nos fios, além de proteger, hidratar e reparar os cabelos dos danos causados pelo sol e pela água do mar.

Hidrate o cabelo a cada 15 dias

É essencial nessa época do ano fazer uso de uma máscara de hidratação capilar a cada quinze dias. O produto repõe os nutrientes necessários ao cabelo de forma mais intensa que o condicionador. No verão, o ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e uma máscara nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhosos e macios.

Seque bem os fios antes de dormir

Cabelos molhados ajudam a refrescar durante o calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde capilar. Os fios molhados ficam frágeis e acabam quebrando em contato com o travesseiro.

 Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar. O ideal é secar os cabelos com calma antes de dormir, comprimindo-o suavemente com as mãos e, em seguida, retirando a umidade com uma toalha de algodão. Caso esteja com pressa, aplique um protetor térmico e só então use o secador. É importante também que você seque bem os cabelos antes de pentear, pois ao desembaraçar você pode arrancar muitos fios sensíveis quando a escova fica presa nos nós.

Fonte: Revista Donna

Sem Respostas para "5 dicas essenciais para cuidar dos cabelos no verão"


    Tem algo a dizer?

    Algum html é OK